Professores efetivos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul já podem solicitar transferência para outra unidade escolar sem perder os direitos conquistados na carreira. As inscrições para o Concurso de Remoção a pedido estão abertas até o dia 30 de junho, exclusivamente pelo Portal do Professor.
O processo, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), permite que profissionais da Educação Básica ocupantes do cargo de professor na função docente escolham uma nova escola de atuação, mantendo o cargo, tempo de serviço e benefícios.
Na prática, a remoção possibilita que o servidor busque uma unidade mais próxima de casa, um ambiente que esteja mais alinhado ao seu perfil profissional ou uma nova oportunidade dentro da rede estadual.
A classificação será realizada considerando o tempo de efetivo exercício na carreira, valorizando a trajetória dos profissionais na educação pública estadual.
Podem participar professores que estejam em efetivo exercício da função docente e que não tenham processo administrativo disciplinar ou sindicância em andamento.
Não podem participar servidores em readaptação definitiva, afastados para mandato eletivo ou cedidos sem ônus para a origem.
Para realizar a inscrição, o professor deve acessar o Portal do Professor, fazer login, selecionar a opção Concurso de Remoção e indicar até duas unidades escolares de preferência. Também será necessário anexar os documentos solicitados.
Profissionais com dois cargos que desejam solicitar remoção em ambos precisam preencher um formulário para cada matrícula.
Confira o calendário:
• Inscrições: 23 a 30 de junho de 2026
• Relação preliminar: 7 de julho de 2026
• Recursos: 7 e 8 de julho de 2026
• Resultado final: até 27 de julho de 2026
• Início nas novas unidades: 3 de agosto de 2026