A retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, deve gerar cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos em Mato Grosso do Sul. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (25), durante cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e representantes da Petrobras.
Com investimento superior a R$ 5 bilhões pelo Novo PAC, o empreendimento é considerado estratégico para impulsionar a economia regional, movimentando setores como construção, transporte, comércio, alimentação, hospedagem e prestação de serviços.
Paralisada desde 2015, a fábrica teve a retomada confirmada após uma nova análise técnica e econômica da Petrobras. A unidade é considerada uma das maiores estruturas de produção de fertilizantes nitrogenados da América Latina.
Durante o evento, Lula destacou que ampliar a produção nacional de fertilizantes é uma estratégia para reduzir a dependência do Brasil de outros países.
“Um país jamais será soberano se ele não for dono das coisas principais que ele produz”, afirmou o presidente.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressaltou o impacto da retomada para a geração de empregos e para o fortalecimento da cadeia produtiva no Centro-Oeste.
“Isso é emprego na veia, isso é fertilizante para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, região que concentra 40% da demanda brasileira de ureia”, declarou.
A localização da fábrica é considerada estratégica pela proximidade com grandes polos agrícolas. O Centro-Oeste concentra uma parte importante da demanda nacional por ureia, utilizada em culturas como milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens.
Quando entrar em operação comercial, prevista para 2029, a UFN-III terá capacidade de produzir cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, volume equivalente a aproximadamente 16% da demanda brasileira pelo insumo.
A retomada também faz parte de uma estratégia da Petrobras para ampliar a produção nacional de fertilizantes. A expectativa da estatal é atender cerca de 35% do mercado brasileiro de ureia até 2029 com suas unidades.
O prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia (PP), destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento local e afirmou que a retomada representa um avanço para o município.
Com informações do Governo Federal.